Mosaico De Leitura

Desde 2003, o Colégio Ação vem desenvolvendo projeto de Leitura no sentido de formar Leitores com concepção crítica da leitura do mundo. Por tratar de diferentes gêneros, títulos e linguagens o denominamos MOSAICO. O nosso “Mosaico de Leitura”. O Mosaico de Leitura fundamenta-se na necessidade de, após leituras literárias e adjacentes em diferentes séries, buscar desenvolver competências leitoras, utilizando Tipologias variadas de textos, realizando o entendimento e interpretação destas obras. Os alunos de cada série são divididos em equipes. Os professores apresentam e discutem as ideias com os mesmos, definindo as atividades que podem utilizar: dramatização de algum trecho das obras, apresentação de pesquisas realizadas, danças típicas, exposição de comidas regionais e de produções artísticas, reprodução e ambientes de época, declamação de poemas e apresentação de textos produzidos pelos alunos, utilização de fantoches adequando-as conforme a necessidade das obras lidas. Começa-se então a fase de apresentação para a realização das mesmas. Cada série tem um stand, um espaço, onde são expostos os trabalhos realizados e pelo qual fica responsável para explicar aos visitantes sobre tema organizado com cada turma. Nossa metodologia é feita a base da realização de leituras de diferentes títulos literários realizadas durante todo o ano letivo. Em meados do mês de agosto os professores do núcleo (Arte, Literatura, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira: Inglês, espanhol, Redação) intercambiam um eixo temático no qual os alunos das diferentes séries vão elaborar um trabalho escrito, como também de exposição visual, e de palco, sobre as leituras referendadas, e “costuradas” no eixo do norteamento: O objetivo geral do projeto é despertar o interesse e a satisfação através da Leitura de prazer, impulsionando a ampliação do mundo, produzindo ideias e conhecimentos, interacionando textos/obras ampliando Leitura de Mundo e a Leitura do Mundo. A exigência do mundo letrado, face à informação que se agrega a outras informações, permite a construção de rede encadeadora dos conhecimentos que se organizam de forma ampla dos contextos gerais e específico em cada área. Formar competências leitoras em áreas diversas do conhecimento requer letramentos que demandam procedimentos eficazes para o referido desempenho. A leitura procede de uma maneira consoante pelo qual os alunos pensam, experimentam o mundo, criando um clima afetivo de aproximação entre as pessoas, usufruindo de forma rica o poder das palavras, no mundo da escrita e de sua leitura. Assim sendo, o Projeto tem a perspectiva de contribuir para atingir, de forma eficiente a construção de competências leitoras que desencadeiem melhores aprendizagens em diversas áreas do conhecimento.