INSTITUCIONAL

Após quase 20 anos contribuindo com a educação de qualidade para Santaluz e toda a Região Sisaleira, o Colégio Ação continua se preocupando com a formação de cidadãos e reforça a qualidade do ensino que é essencial e sempre esteve em todas as prioridades da instituição. O Colégio Ação é o único particular que oferece o Ensino Médio na pequena cidade de Santaluz, no semiárido da Bahia, a 120 km de Feira de Santana.  

NOSSA HISTÓRIA

Colégio Ação, uma educação de qualidade. 

O Colégio Ação foi implantado no dia 30 de novembro de 2002, e sempre teve como principal objetivo: formar profissionais de excelência, e, além disso, formar pessoas de caráter ímpar. Ciente da importância da educação enquanto base fundamental, o Colégio Ação trouxe, em 2018, a pedido da comunidade, a Educação Infantil para a crianças a partir de 5 anos, que estão começando a sua vida escolar. Além de manter o Ensino Fundamental e Médio. Se tornando, assim, um colégio completo! Uma escola com a clara missão de atuar dentro e junto da realidade de Santaluz, na Bahia e com a perspectiva de semear no semiárido, condições favoráveis de estimulação para o estudo e de proporcionar aos nossos alunos a possibilidade de ingresso nas academias em diferentes áreas do conhecimento.  O Colégio, hoje possui em torno de 400 alunos, é formado por Jussara Secondino e mais dois sócios: sua irmã Marileide Secondino, que cuida da administração, e o financeiro Umberto Alves, que compõem a mantenedora Núcleo de Ensino Alves Nascimento. E foi esse grupo, e todos os professores, além da filha Ana Carolina do Nascimento Alves, professora de Educação Física, e integrante do corpo administrativo, que vêm dando suporte ao Colégio, com segurança e firmeza.  A escola já vinha discutindo a introdução de tecnologia no ensino e aprendizagem para encurtar as distâncias. E em janeiro de 2020, devido a pandemia do Coronavírus, foi adquirido um sistema de transmissão de aulas. Segundo acentua, o Ensino Médio revelou maior domínio no uso dos meios possíveis, embora alguns poucos estudantes não tenham conseguido se adaptar a essa modalidade. Na fala da diretora, o Colégio Ação tem um propósito de formar alunos no ensino médio que estudem numa faculdade e voltem para ajudar no desenvolvimento do município. Dentre os graduados que retornaram, existem médicos, advogados, engenheiros, dentistas… além de vários professores, é claro! Nosso índice de aprovação anual é de 93% em universidades públicas e particulares e nossos alunos, sempre retornam a nossa escola para nos visitar, proporcionar palestras e prestar serviços à comunidade escolar. Jussara Secondino acredita que o futuro da escola está na mudança de olhar, de dialogar, em que os professores precisam aprofundar sua relação com a comunidade, com a família para construir projetos juntos. E na criação de novas habilidades. Apesar da distância dos grandes centros e até porque a cidade não tem teatro nem cinema, cresce o papel da escola fazendo do aluno protagonista, com muitas leituras, música, simpósios, teatro e exibição de filmes. Colégio Ação, completo para o sucesso do seu futuro! 

Venha a nossa instituição e conheça nossa estrutura e nossa equipe! 

MISSÃO

Oferecer um ensino de qualidade buscando desenvolver uma ação pedagógica que respeite as diversas formas de aprendizado e permita ao educando a sua promoção pessoal, social proporcionando-lhe possibilidades de intervenção na sociedade e seu exercício pleno de cidadania 

VISÃO​

Ser uma instituição reconhecida pelo seu desempenho e atendimento a clientela das diferentes modalidades de ensino pelo seu trabalho criativo, inovador e pelo respeito aos alunos, pais, comunidade e interesse público. Primando o preparo para a possibilidade de ingresso nas diferentes instâncias de ensino e atuação social. 

VALORES

Amor a Deus sobre todas as coisas  

Cooperação, solidariedade, compreensão e respeito mútuo 

Atuação comunitária como ferramenta para a transformação 

Acreditamos num mundo mais inclusivo 

Justiça, liberdade e dignidade 

Respeito e reconhecimento das identidades e direitos de cada pessoa dentro da instituição 

Valorização dos nossos alunos 

Buscamos e incentivamos formas apropriadas para a solução de problemas, quer seja em situação presencial ou on-line 

Trabalhamos em equipe, e cada pessoa contribui para o crescimento da instituição 

Valorizamos o trabalho em parcerias, considerando cada parceiro como nosso cliente 

Proporcionamos oportunidades iguais a todos os colaboradores 

Orgulhamo-nos de ter uma comunicação aberta e honesta