Nosso Blog

Colégio Ação & Plataforma Letrus

Em 2020, a Letrus uma organização brasileira conquistou o Prêmio Internacional da UNESCO que reconhece as tecnologias educacionais mais transformadoras do mundo. Este ano o foco da premiação foi em inteligência artificial.

O programa Letrus de Desenvolvimento da Escrita, desenvolvido pela empresa Letrus, do Brasil, é alimentado por IA para dar retorno automatizado sobre a escrita dos estudantes. Com ele, a Letrus visa a reduzir o analfabetismo funcional em língua portuguesa, ao melhorar as oportunidades de práticas para os estudantes e professores de educação. O programa oferece apoio às habilidades de escrita dos estudantes por meio de feedback híbrido IA-humano. Os estudantes recebem um feedback imediato de um software, que pode identificar os padrões de escrita, e um feedback mais detalhado dos avaliadores humanos. Desde 2017, mais de 65 mil estudantes têm usado o programa em 26 estados do Brasil. 

O Colégio Ação, afim de avaliar o desempenho dos alunos, buscou na Letrus, uma oportunidade de enriquecer a área das Linguagens e Artes. A direção contatou essa organização, para entender através de um outro olhar a perspectiva da escrita, uma das ações propostas pela escola para melhorar a escrita e percepção dos seus alunos.

Nesse processo, os alunos escreveram sobre os temas propostos através da plataforma e foram avaliados, os textos corrigidos e nessa avaliação conseguimos descobrir as áreas mais frágeis dos alunos, para dessa forma, agir diretamente no problema e resolvê-lo. Pudemos identificar erros ortográficos e fragilidades em alguns temas propostas.

Alguns alunos comentaram sobre a experiência:

“Tudo é questão de experiência e saber colocar ideias em prática, tenho muitas ideias e nem sempre consigo organizá-las, mas ‘tô’ estudando para melhorar!” Maria Vieira

“Achei muito importante a proposta de redação, possibilidade de correção e a oportunidade de novas experiências.”  Willian Gomes

“Ajudou a criar uma experiência melhor, ao fazer uma redação e ver onde eu errei.” Sarah Araujo

Está gostando ? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram